Selo de Conformidade Abeel

Apenas alguns municípios em nosso país possuem legislação que regulamente a atividade de manutenção de elevadores e escadas rolantes, à exemplo da Cidade de São Paulo, por intermédio da Lei Municipal de n.º 12.751/98 e do Decreto Municipal de n.º 52.340/11.

Este cenário gera dificuldades para que os proprietários de aparelhos de transporte vertical possam ter a segurança de contratar empresas com condições mínimas de funcionamento para manutenir preventivamente seus equipamentos, bem como de prestar serviços de natureza emergencial e corretiva.

Diante disso, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores que, dentre outras atribuições estatutárias, tem a missão de colaborar para o desenvolvimento econômico e social do País e de seus associados, lançou o Selo de Conformidade ABEEL, cujo objetivo é o de certificar que a empresa de manutenção de elevadores e escadas rolantes possui condições operacionais mínimas para a realização de um atendimento adequado.

Os documentos e critérios exigidos para a aprovação no processo de certificação são os seguintes:

Critérios

  1. Somente podem solicitar o Selo de Conformidade empresas associadas.
  2. Todos os documentos devem estar dentro de sua data de validade e devem ser autênticos.

Documentos

  1. Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura da cidade onde a empresa está sediada e também de suas filiais.
  2. AVCB, CLCB ou documento compatível emitido pelo Corpo de Bombeiros.
  3. Certificado de associado da ABEEL.
  4. Cópia da Apólice de Seguro de Responsabilidade Civil vigente.
  5. Cópia da certidão de registro da pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia – CREA, atualizada (deverá estar com o mesmo CNAE constante no CNPJ).
  6. Cópia da Inscrição Estadual atualizada.
  7. Cópia da planta geral das instalações da empresa e do layout da oficina e estoque de peças.
  8. Cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, atualizado, com o Código Nacional de Atividade Econômica – CNAE compatível com o ramo da atividade de instalação, conservação e manutenção de ATs.
  9. Cópia do documento que comprove o vínculo de trabalho entre a empresa conservadora e o engenheiro responsável, bem como cópia da carteira de seu registro no Conselho Regional de Engenharia – CREA, atualizados.
  10. Cópias das certidões expedidas pelos Distribuidores Cíveis e de Família, exceto Executivos Fiscais e FGTS.
  11. Declaração assinada por um dos sócios ou por quem tenha responsabilidade para tal, com firma reconhecida ou via GOVBR, declarando a quantidade de elevadores cuja responsabilidade técnica esteja a cargo da empresa.
  12. Declaração assinada por um dos sócios ou por quem tenha responsabilidade para tal, com firma reconhecida ou via GOVBR, declarando que a empresa presta atendimento em regime ininterrupto de 24hs a seus clientes.
  13. Lista atualizada dos técnicos responsáveis pelos serviços de conservação e manutenção, contendo nome, função e horário de trabalho, assinada por um dos sócios ou por quem tenha responsabilidade para tal, com firma reconhecida ou via GOVBR, com o mínimo de três técnicos plantonistas.
  14. Lista comprovando a existência de pelo menos duas ou mais linhas de telefones fixos instalados em nome da empresa e/ou os detalhes do funcionamento do sistema de comunicação usado no caso da instalação de centrais com troncos e ramais ou de outro tipo de tecnologia equivalente.
  15. Lista comprovando a existência de pelo menos um ou mais veículos a serviço exclusivo da empresa, próprios, cedidos ou locados, acompanhada das respectivas cópias dos Certificados de Registro e Licenciamento atualizados ou dos contratos das locações ou cessões, assinada por um dos sócios ou por quem tenha responsabilidade para tal, com firma reconhecida ou via GOVBR.

Vale destacar que o programa de auditoria e certificação possui uma revisão mensal de validade e conformidade, devendo as empresas participantes atualizarem periodicamente os documentos que lhe forem solicitados, como forma de manter a vigência do Selo que, inclusive, poderá ser constatada digitalmente por qualquer interessado por intermédio de um QR CODE.

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE TEREI SE CERTIFICAR A MINHA EMPRESA?

A empresa que possui o Selo de Conformidade ABEEL se destaca em um mercado carente de regulamentação, demonstrando aos seus clientes que possui uma estrutura adequada e diferenciada de atendimento, podendo valer-se do Selo para apresentação em propostas comerciais, divulgação nas cabines dos elevadores e materiais publicitários físicos ou digitais.

Assim, o associado detentor do Selo tem condições de entregar confiança e credibilidade para os seus clientes, com um retorno positivo de fortalecimento e agregação de valor da imagem de sua logomarca no mercado de transporte vertical.

Neste sentido, em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigentes em busca de segurança e qualidade, a empresa certificada demonstrará estar envolvida com tais premissas, o que poderá atrair um número maior de clientes mais satisfeitos e motivados com os serviços oferecidos.

Portanto, associar a sua logomarca ao Selo da ABEEL é demonstrar a todo o mercado que a sua empresa está comprometida a cumprir e seguir padrões ideais de conformidade.

POR QUE DEVO EXIGIR EM MINHAS CONTRATAÇÕES QUE A EMPRESA DE MANUTENÇÃO SEJA CERTIFICADA?

O programa concede ao proprietário de elevadores e escadas rolantes uma garantia extra, para que possa ter a tranquilidade de estar contratando uma empresa com mínimas condições estruturais e operacionais de segurança de atendimento e dentro dos padrões de conformidade exigidos pela ABEEL.

Essa é uma forma de garantir, ainda, maior tranquilidade aos usuários do seu elevador e, inclusive, de trazer mais segurança jurídica para proprietários, síndicos e administradores condominiais que lidam diariamente com a administração de contratos de manutenção de equipamentos de transporte vertical.

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